5 Dicas Para Se (Re) Organizar Financeiramente

Enquanto algumas pessoas são extremamente controladas com dinheiro, outras são completamente descontroladas e estão sempre passando por dificuldades financeiras. Basicamente o problema de quem sofre com as finanças está na organização, ou melhor, na falta de uma organização financeira. E para ajudar estas pessoas vamos listar algumas dicas simples, mas muito preciosas no momento de gerenciar as suas finanças.

1. Faça um mapa de suas despesas

O pior que pode acontecer com quem está endividado é “não saber” como chegou a este ponto. E quem não lista suas despesas mensais corre o risco de cair nesta situação, pois compra sem pensar em quais serão seus gastos naquele ou nos próximos meses. É recomendado ter uma planilha de gastos para fazer este controle, evitar dívidas e principalmente conseguir se organizar financeiramente.

2. Programe o vencimento de suas contas

Esta dica é principalmente para quem gosta de comprar por impulso, o que é um grande problema. Quando sabe o melhor dia para pagar, sabe o melhor dia para comprar! É bastante simples, mas normalmente difícil de ser seguido por quem não faz uma boa organização financeira.

3. Quando possível pague à vista

É óbvio que pagar à vista é bem melhor do que parcelar. Porém, a ideia é criar o hábito de sempre pensar duas vezes antes de fazer uma compra. É completamente normal acontecer situações de compra onde não poderá pagar à vista, mas quando tem este tipo de pensamento consegue evitar as compras supérfluas e dispensáveis.

Quem consegue criar este hábito tem uma grande recompensa que é de não se arrepender de suas compras (mais ou menos como nas compras por impulso) então, se estiver passando por problemas de organização financeira, crie o hábito de só comprar à vista, pois isto ajudará bastante a não ficar endividado.

5 Dicas Para Se (Re) Organizar Financeiramente

4. Crie o hábito de “anotar” seus gastos

O anotar está entre aspas porque atualmente contamos com aplicativos para esta tarefa. Independente de como irá anotar seus gastos crie este hábito, pois irá lhe ajudar bastante! Isto porque quando anota começa a prestar atenção e perceber quais os gastos desnecessários.

Faça o teste:

  • Por uma semana anote todos os seus gastos diários. Todos mesmo, se tomar um cafezinho anote!
  • Sempre no final do dia confira quais foram todos os seus gastos, marcando aqueles que eram dispensáveis ou simplesmente gastos desnecessários.
  • Ao final do período calcule quanto gastou desnecessariamente, mas prepare, pois você pode se assustar!

Com este exercício consegue perceber se é uma pessoa impulsiva, gasta sem pensar; ou se está precisando mudar algo na sua rotina. Por exemplo, pode ser que almoce num restaurante em que fica praticamente inevitável pedir sobremesa. Pensando bem, fazendo as contas de quanto gasta por mês, ficar sem aquele doce após as refeições pode ser muito interessante no final do mês.

Outro vilão que atrapalha a organização financeira são os happy hours, a famosa cervejinha depois do trabalho. Se começar a anotar estes gastos pode tomar um susto no final do mês. E claro que não deve evitar os amigos e atrapalhar sua vida social, mas é legal gastar mais consciente e com moderação. Especialmente porque quando aparecer aquele show ou oportunidade de viagem, por exemplo, estes gastos podem atrapalhar.

5. Tenha uma meta de economia por mês

Esta pode ser a dica mais interessante para se organizar financeiramente e motivo é simples. Quando cria metas, automaticamente pensará em como economizar para atingir seus objetivos! Por exemplo, vamos supor que todo final de semana você faz um ou mais programas. Ao criar uma meta irá rever suas rotinas e o que pode cortar. Em outras palavras, estará economizando e evitando os supérfluos! E se for inteligente pode pensar em alternativas. Ao invés de comer fora toda sexta-feira, pode fazer a refeição em sua casa, por exemplo.

Esta dica de economia é muito legal quando decide comprar um veículo, fazer algum curso, realizar aquela tão desejada viagem, enfim, quando decide realizar algum tipo de sonho ou conquistar um objetivo. Por isto, apesar de estar listada por último, esta dica é a mais importante para quem deseja se organizar financeiramente!

5 Dicas Para Se (Re) Organizar Financeiramente
5 (100%) 1 voto