Como Não Ficar Endividado por Conta de seu Veículo

Quando pagamos aluguel ficamos com a sensação de estarmos gastando dinheiro com algo que depois não será nosso. Com o transporte a situação é parecida, pois sabemos que o dinheiro gasto com conduções não será devolvido e no final não teremos um bem. Sem contar que os meios de transporte são normalmente caros e limitados, além de precários. Com isto o desejo de ter um veículo, seja um carro ou pelo menos uma moto, cresce e procuramos por uma maneira de realizar este sonho.

Porém, ainda são muitos que na ansiedade de ter o seu veículo próprio acabam ficando endividados. E o problema é que normalmente isto acontece por falta de um simples planejamento financeiro, que qualquer um pode fazer antes de resolver financiar um veículo. Se estiver pensando em comprar o seu carro ou sua moto confira algumas dicas para não ficar endividado.

Saiba exatamente quanto pode pagar

Depois de mapear suas despesas verifique quanto terá disponível por mês para cobrir as despesas do veículo, sem correr o risco de ficar atrasando parcelas. As financeiras realizam seus cálculos baseando na sua renda. Neste momento não invente aquela “renda extra” e simplesmente informe seus ganhos como estão no seu contracheque! Esta atitude é essencial para que tenha mais garantias de não ficar endividado.

Faça o possível para dar um valor de entrada

Dar uma entrada reduz o valor das parcelas, além de facilitar as chances de aprovação do financiamento. Mas a grande questão é que financiar 100% de um veículo é o primeiro passo para cair em dívidas, sendo um grande sinal de que não está em condições de arcar com os custos e provavelmente está projetando um cenário futuro “onde terá melhores condições”. Mesmo que esteja querendo comprar um veículo para arrumar um emprego ou maneira de ganhar dinheiro avalie realmente bem quais são as suas garantias.

Como Não Ficar Endividado por Conta de seu Veículo

No caso de estar empregado, uma dica é vender suas férias para ter um valor de entrada. E o melhor é que continua trabalhando e recebendo o seu salário normalmente.

Realize uma pesquisa completa de preços e taxas de financiamento

O objetivo de pesquisar não é de simplesmente encontrar o menor preço. A ideia principal é saber se o mercado de veículos está favorável! Depois de pesquisar os preços e taxas de financiamento pode decidir por aguardar, o que é excelente para juntar dinheiro! Lembrando que ainda deve pensar nos impostos e no seguro do veículo, que apesar de ser opcional é altamente recomendado.

Esta pesquisa também serve para saber quais as melhores marcas e modelos, no caso de precisar revender seu veículo, mesmo que ainda esteja financiado.

Opte pelos financiamentos mais curtos

Outra maneira de evitar o endividamento é optar sempre por financiamentos com menor prazo de duração. Principalmente porque se as parcelas forem um pouco mais altas e você teve o financiamento aprovado é sinal que está em boas condições, dificultando as chances de ficar endividado.

No caso de estar passando por dificuldades com o financiamento de seu veículo confira nossas dicas sobre empréstimos. Continue lendo o conteúdo do Banco Empréstimo e participe deixando seu comentário!

Como Não Ficar Endividado por Conta de seu Veículo
5 (100%) 1 voto

Comentários